Ipubi possui uma área de 972,17 km² e é formado pelos distritos de: Ipubi (sede), Serra Branca e Serrolandia e pelo povoado da Mineradora São Severino.
Por Roberto Gonçalves
O município de Ipubi comemora 53 anos de Emancipação Política nessa segunda-feira (02). A Prefeitura está preparando já está se preparando várias atividades festivas para celebrar a data.
Ruas e Avenidas foram pintadas, as árvores podadas, e a limpeza da cidade reforçada, para que nessa segunda-feira, a cidade esteja em clima de festa.
As comemorações irão se encerrar com a Festa Dançante no Pátio de Eventos da cidade, que este ano tem a participação ilustre do cantor Zezo, um dos principais nomes da música nacional e também da banda que vem arrastando multidões por onde passa, Forró Pegado.
Conheça mais sobre Ipubi
O município originou-se da Fazenda Poço Verde, no sopé da Chapada do Araripe. O povoamento foi intensificado a partir de 1938, quando iniciou a feira livre local.
Pertencente ao município de Ouricuri, o distrito de Ipubi foi criado a 31 de dezembro de 1943. Tornou-se município autônomo através da lei estadual nº 3.340, datada de 31 de dezembro de 1958, sendo instalado a 1 de março de 1962, tendo como 1º prefeito o farmacêutico Antônio Rodrigues Lucena. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Serra Branca e Serrolândia.
Anualmente, no dia 2 de março Ipubi comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
O topônimo Ipubi provém do tupi ipu-obi = poço ou fonte verde, quando ocorreu a Reforma Administrativa do Estado que criou o distrito de Ipubi.
A região do Araripe concentra 40% das reservas de gipsita do mundo e Ipubi seu maior produtor de gipsita e um dos maiores produtores de gesso e derivados: placas, divisórias gesso agrícola para uso na correção de solos, tijolos, etc.