Atendimentos aos pacientes começaram nesta quinta-feira (08)
Por Roberto Gonçalves / Fotos: reprodução WhatsApp
Foi aberto na manhã desta quinta-feira (08) no Hospital Santa Maria de Araripina, no Sertão de Pernambuco, o Centro de Nefrologia (Hemodiálise) do Araripe. Segundo informações da diretoria da HSM, a unidade começa aos poucos a atender os pacientes renais da Região, para não causar riscos.
A estrutura foi aberta após três anos de obras. Neste período, dezenas de pessoas sofreram com a rotina pesada de viagens para tratamento em Juazeiro do Norte CE, e Petrolina, no Sertão do São Francisco. A abertura acontece após licença do Governo do Estado, e a habilitação do Ministério da Saúde, responsável pelos custos do tratamento.
“Hoje um dia histórico para o Hospital e Maternidade Santa Maria e Região. Abertura do Centro de Nefrologia (Hemodiálise) do Araripe. Um sonho que exigiu muita determinação, esforços e o envolvimento de muitas pessoas. Felizmente realizado”, escreveu em uma rede social, o ex-secretário de Saúde do Município, Airton Lage.
Ainda de acordo com Airton Lage, em breve o governador Paulo Câmara e o secretário de Saúde, Iran Costa, estarão vindo a Araripina, para a inauguração em definitivo do Centro de Nefrologia.
Dr. João Kenedy, médico nefrologista que compõe a equipe do recém aberto Centro de Hemodialise , explicou ao radialista Fredson Paiva da Arari FM, que a expectativa a partir de agora, é de uma abertura para atendimento aos pacientes, lenta e gradual. ouça: