Governador em exercício vem ao Araripe para instituir a Sistemática Especial de Tributação para Gipsita, Gesso e seus derivados.
SEI / Foto: reprodução
A extração e processamento da gipsita, atividades econômicas mais relevantes do Polo Gesseiro do Araripe – movimentando mais de R$ 70 milhões por ano -, receberão um incentivo do Governo de Pernambuco para continuarem colaborando com o desenvolvimento do Estado. Nesta quarta-feira (31), o governador em exercício, Raul Henry, irá até Araripina, principal município do polo, para instituir a Sistemática Especial de Tributação para Gipsita, Gesso e seus derivados.
Entre os benefícios da nova sistemática, o prazo de recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Polo Gesseiro passará a ser recolhido pelas mineradoras no segundo mês subsequente. Além disso, haverá postergação da primeira parcela do recolhimento do ICMS incidente sobre os estoques para 28/02, e a possibilidade de parcelamento do tributo sobre os estoques em até 12 parcelas.
Fazem parte do polo gesseiro, além de Araripina, os municípios de Bodocó, Ipubi, Ouricuri e Trindade.