Do total de vinte e cinco ações, o petista nem mesmo iniciou dez delas.
G1 PI / Foto: reprodução
Levantamento realizado pelo G1 nacional mostrou o desempenho dos governadores do Brasil após três anos de mandato e dos prefeitos depois de um ano à frente das prefeituras. No caso do Piauí, os dados chamam atenção. O governador Wellington Dias (PT), candidato à reeleição, e o prefeito Firmino Filho (PSDB), aposta da oposição para a disputa pelo Karnak, têm encontrado dificuldades para cumprirem as promessas feitas nos pleitos anteriores.
A diferença é que enquanto o tucano só tem um ano de mandato, Wellington Dias chegou ao último ano da terceira administração com apenas quatro promessas cumpridas integralmente. Ele finalizou apenas o mapeamento de áreas de risco, ampliação de segurança das mulheres, expansão do Rone e decreto de emergência na Segurança.
Do total de vinte e cinco ações, o petista nem mesmo iniciou dez delas. A duplicação de rodovias principais até o ano passado, a retomada de obras no Porto de Luís Correia, a construção da Barragem de Castelo, reconstruir ferrovia interestadual, prolongar a orla da praia no litoral e reativar o bolsa atleta, são alguns dos compromissos que o governador não realizou.
Há ainda onze promessas que estão em andamento e que foram concluídas em parte, como a conclusão do anel viário de Teresina, aumentar número de policiais e agentes, regularizar 200 mil imóveis, a implantação de um plano de aviação para o Estado, o aumento de UTIs, criação de escolas de tempo integral e outras.