Início Notícias PF apura se houve desvios para campanhas na construção da fábrica da...

PF apura se houve desvios para campanhas na construção da fábrica da Itaipava em PE

820

PF cumpre mandados de prisão em PE e mais quatro estado. Auditoria da CGU sobre as operações de crédito para a construção das fábricas em Pernambuco e na Bahia apontou irregularidades

Blog de Jamildo / Foto: reprodução

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta sexta-feira (22) a Operação Caixa 3, que investiga supostos desvios de recursos obtidos pelo Grupo Petrópolis através do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para campanhas eleitorais. São cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará, do Rio de Janeiro, da Bahia, de Pernambuco e de São Paulo.

De acordo com a CGU, uma auditoria do órgão sobre as operações de crédito para a construção das fábricas em Pernambuco e na Bahia apontou irregularidades na avaliação, concessão e acompanhamento dos empréstimos.

A investigação também quer descobrir se houve desvio de recursos do Banco do Nordeste para pagamento de despesas de campanhas eleitorais.

Entre os supostos erros estaria a substituição da garantia fiança bancária (avaliada com rating AA) por hipoteca de parque industrial (avaliada com rating B) autorizada pela direção e posteriormente aprovada pelo Conselho de Administração do BNB após parecer técnico favorável, em desacordo com os normativos internos e de compliance da estatal.

Segundo a Controladoria-Geral da União, os contratos chegam a R$ 827 milhões. O possível prejuízo ainda não foi apurado pelo órgão.

Posicionamento da empresa

A Itaipava ainda não se posicionou sobre a operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here