A pontuação em 2017 continuou praticamente igual a 2016. Bodocó foi o município do Araripe que mais avançou no quesito transparência
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução
Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado mostra uma evolução no nível de transparência dos municípios pernambucanos em 2017, em comparação aos números do ano passado. No Sertão do Araripe o destaque positivo foi o munícipio de Bodocó, que saiu do nível crítico de 198.5 pontos, para o nível moderado com 639.75 pontos, passando a ser a prefeitura mais transparente da Região.
O destaque negativo no Araripe foi Exu. O município saiu do nível moderado com 505.5 pontos, para o crítico, com apenas 90 pontos. A prefeitura de Araripina manteve-se no nível moderado, oscilando de 535.5 pontos em 2016, para 513.5 em 2017.
O trabalho foi realizado pelo Núcleo de Auditoria Especializadas do TCE, por meio da Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informação, em parceria com o Departamento de Controle Municipal, com o objetivo de estimular a transparência pública e tornar mais efetivo o controle social e o exercício da cidadania.
O estudo, produzido anualmente desde 2015, foi elaborado a partir de um diagnóstico dos portais de transparência das 184 prefeituras do Estado, feito entre os meses de maio e novembro deste ano. Para cada portal avaliado foi calculado o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco – ITMpe, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais são classificados em cinco níveis de transparência, Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.