O senador Humberto Costa está correndo o risco de levar o PT para o isolamento
Coluna Fogo Cruzado – 13 de dezembro
O PT pernambucano recebeu com surpresa a notícia de que oito deputados federais do PSB convidaram o ex-ministro Joaquim Barbosa para ser o candidato do partido à Presidência da República nas eleições do próximo ano.
Da comitiva que fez o convite fizeram parte os pernambucanos Danilo Cabral e Tadeu Alencar numa clara demonstração de que o PSB de Pernambuco não estaria mais fazendo fé na candidatura do ex-presidente Lula à sucessão de Michel Temer.
O convite ao ex-ministro foi avalizado pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que está à procura de candidato próprio e só o levará para os braços de Lula se não houver outra alternativa.
Essa movimentação do PSB deve estar preocupando Humberto Costa, que estaria apostando no retorno do seu partido à Frente Popular com duas finalidades: garantir sua candidatura à reeleição na chapa do governador Paulo Câmara e o apoio do PSB nacional à candidatura lulista.
Porém, como o PSB perece ter perdido o interesse numa aliança com os petistas, o senador está correndo o risco de levar o seu partido para o isolamento – ou seja, rejeita o movimento “Pernambuco quer mudar” e seria rejeitado pelo PSB.