Dr. Nathanael Batista Modesto, entrou para a história da medicina regional, por ter sido o primeiro médico a realizar um tratamento do câncer de próstata em Araripina
Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto
O mês de novembro é voltado à conscientização dos homens a respeito das doenças masculinas e, especialmente, ao câncer de próstata. Chamada de Novembro Azul, a campanha começou no Brasil 2008 e virou bandeira anualmente na luta por incentivar os homens a procurar um médico.
Para o médico Nathanael Batista Modesto, com graduação em medicina pela Universidade de Pernambuco UPE, Fellowship em Uro-oncologia no Hospital Sírio-Libanês e Hospital das Clínicas em São Paulo e estágio no Arthur Smith Institue for Urology em Nova York (EUA), quanto mais parentes de 1º grau o homem tiver acometido de câncer de próstata, maior o seu risco de também desenvolver o câncer de próstata.
“Entre os fatores de risco que se pode controlar, estão a obesidade, o tabagismo, estilo de vida, esses são os fatores controláveis. Existem outros fatores que não é possível controlar, a exemplo da idade, da raça, e principalmente do histórico familiar, por essa razão, é fundamental fazer um diagnóstico precoce afim de buscar a cura da doença”, alertou.
Ainda de acordo com Dr. Nathanael, quando se fala em câncer de próstata não se deve esperar por nenhum tipo de sintoma. O homem deve ir rotineiramente ao médico.
“Para quem tem histórico familiar, deve ir aos 45 anos. Para quem não tem, aos 50 anos. É no consultório que identificamos se o paciente tem algum fator de risco e conseguimos fazer um estudo mais apurado, chegar a um diagnóstico e ter a chance de cura. Falando em sintomas na saúde do homem, lembramos sempre da hiperplasia da próstata, que é um crescimento benigno da glândula e, como o canal da uretra passa bem no meio da próstata, quando a glândula incha, aí os homens começam a apresentar sintomas urinários”,frisou.
Recentemente Dr. Nathanael Batista Modesto, entrou para a história da medicina regional, por ter sido o primeiro médico a realizar um tratamento do câncer de próstata em Araripina.
“A gente conseguiu realizar na cidade o primeiro tratamento oncológico, paciente com doença de próstata no Hospital Santa Maria. Pela carência de profissionais nessa área na região, a nossa intenção seria essa, de trazer pra população, para as nossas raízes, já que sou ararpinense, uma prestação de serviço especializado, que possa beneficiar esse povo que é batalhador, que luta e que merece”, finalizou.
O Uro-oncologista Nathanael Batista Modesto, frequentemente vem de Petrolina atender seus pacientes em Araripina. Ele atende na Clinica do Coração, que fica localizada na Rua Joaquim Rodrigues Nogueira, área central da cidade, telefone 3873 – 3030.
Ouça a entrevista na íntegra: