Início Notícias “Vocês me tornaram um homem melhor”, diz maestro com relação a integrantes...

“Vocês me tornaram um homem melhor”, diz maestro com relação a integrantes de Banda Marcial de Araripina

888

“Eles não medem esforços pra chegar no dia 11 de Setembro, e mostrar pra toda sociedade, o que realmente é a cultura, a arte”, disse Gilmar da Silva

Por Roberto Gonçalves / Foto: Bruno Rostand

Os vereadores de Araripina prestaram na noite de quarta-feira (20) durante a Sessão Ordinária uma homenagem a Banda Marcial da Escola Padre Luiz Gonzaga. Fundada em 11 de setembro de 2007, a banda até hoje teve um único Maestro, Gilmar da Silva, que subiu a tribuna da Casa Joaquim Pereira Lima e fez um discurso emocionante.

Gilmar da Silva, também é trombonista da Banda Álvaro Campos

“A Banda Marcial Padre Luiz Gonzaga , não só tem uma história cultural na nossa cidade, mas tem também, uma história de humildade, de vida. O que esses meninos fizeram nesses longos dez anos, eu juro a vocês, é coisa de orgulhar qualquer ser humano. Por isso eu digo, a nossa cultura não está viva apenas nestes rostos bonitos, mas está viva também, na arte que eles fazem. Eles não medem esforços pra chegar no dia 11 de Setembro, e mostrar pra toda sociedade, o que realmente é a cultura, a arte. Então, eu só tenho a agradecer por tudo que vocês significaram pra mim, e pra sociedade de Araripina, e, eu digo, em termo de pessoa, de ser humano, que vocês hoje me tornaram um homem melhor, e por isso agradeço muito a vocês, de coração”, disse o maestro.

A Banda tem como finalidade a formação integral do estudante e a promoção da cultura municipal e regional. Ao longo de sua trajetória contou com diversas gerações que engrandeceram a Escola e o município com seu tradicionalismo e peculiaridade.

A banda realizou uma apresentação enfrente ao prédio da Câmara de Vereadores e depois os integrantes e professores acompanharam a Sessão Ordinária e receberam das mãos do presidente do Legislativo, Evilásio Mateus (PSL), a Moção de Aplauso. A indicação da honraria foi do vereador Roseiltom Oliveira (PSL).

Ouça o discurso:

História dos 10 anos da Banda Marcial Padre Luiz Gonzaga

A EREM Padre Luiz Gonzaga, localizada no município de Araripina e integrante da GRE Sertão do Araripe é uma escola com tradição de 67 anos de atuação na formação de crianças, jovens e adultos desde município.

Em 2007, na gestão da professora Maderleide Oliveira dos Santos e Alana Freire Pereira Sousa foi fundada a Banda Marcial Padre Luiz Gonzaga, um anseio antigo de toda a comunidade escolar e teve a sua primeira apresentação formal em 11 de setembro de 2007 por ocasião do tradicional Desfile Cívico em comemoração ao aniversário de Emancipação Política do Município de Araripina-PE.

Inicialmente contava com apenas 18 instrumentos, divididos entre percussão e sopro, adquiridos com recursos próprios da Secretaria de Educação do Estado, sob o comando do maestro José Gilmar Silva e do co-regente Flávio Daniel da Silva foram selecionados os primeiros alunos que iriam compor o corpo de músicos da banda. Ao longo desses anos, comandou também como co-regente Bruno Almeida Moreira (Bruno Sax).

As apresentações eram acompanhadas com coreografias da baliza Mikaele Lacerda Santos e posteriormente também por Danifiaira de Macedo Lima, Mirelly Veronica Lacerda e o Mór Marcos Batista Nunes.

Atualmente, conta com mais de 60 componentes entre músicos, balizas, Mór e Corpo Coreográfico e atua em eventos que ocorrem na própria cidade e também em cidades e Estados vizinhos, levando a musicalidade, irreverência e alegria a toda a sociedade da região do Araripe.

Em 2017 comemoramos os 10 anos de atuação da Banda Marcial Padre Luiz Gonzaga que é hoje uma das identidade da escola e cuja atuação enche de orgulho toda a comunidade escolar. Hoje, na gestão das professoras Alana Freire Pereira de Sousa e Maria Leneura Batista Chagas o compromisso de mater a cultura musical presente no dia a dia dos nossos jovens e adultos continua firme e ainda sob o comando dos maestros José Gilmar Silva e Francinaldo Pereira faz da nossa banda um referencial para outras unidades educacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here