Início Notícias Empresário mais poderoso do Brasil passa primeira noite na cadeia

Empresário mais poderoso do Brasil passa primeira noite na cadeia

819

Dono da JBS poderá ser transferido nesta segunda para Papuda. Joesley chega a Polícia Federal, ao lado do criminalista Kakay, para se entregar.

Diário do Poder / Foto: Felipe Rau/Estadão

O empresário Joesley Batista, dono do grupo F&F/JBS e de seu cúmplice Ricardo Saud passam a primeira noite presos na carceragem da Polícia Federal em São Paulo, onde se entregaram no começo da tarde deste domingo (10), mas nesta segunda-feira (11) serão transferidos para Brasília. Ainda se discute se a dupla será levada à carceragem da superintendência da PF, mas é mais provável que eles sejam levados ao complexo penitenciário da Papuda.

A prisão de Joesley e do seu funcionário Ricardo Saud, lobista da JBS, foi ordenada pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele atendeu o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na mesma decisão, Facin se negou a mandar prender o ex-procurador Marcelo Miller.

A prisão em princípio é temporária, por cinco dias, mas poderá ser convertida em prisão preventiva, sem prazo para acabar. Janot formalizou os pedidos de prisão na noite desta sexta-feira (8). A expectativa é que a dupla se entregue, segundo seus advogados, para evitar Polícia Federal na porta.

A reviravolta no escândalo protagonizado pela JBS ocorreu quando a Procuradoria Geral da República obteve gravação de conversa de mais de quatro horas entre o empresário e seu funcionário Ricardo Saud, lobista da JBS, quando ficou claro o caráter criminoso da dupla, tramando contra as instituições e confessando omissões e mentiras que deram razão ao pedido de cancelamento do acordo de delação premiada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here