Projeto de Leitura Zé do Livro leva alunos dos ensinos infantil e fundamental a lerem livros e criarem histórias, que serão publicadas em novembro
ASCOM / Foto: divulgação
Com o objetivo de estimular a prática da leitura e desenvolver a capacidade criativa das crianças, o Sesc Ler Bodocó, no Sertão de Pernambuco, realiza, neste semestre, o Projeto de Leitura Zé do Livro. Pela iniciativa, depois de lerem histórias de literatura infantil, alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental vão fazer uma apresentação para os colegas de sala e escrever um livro em conjunto, inspirados no que leram com a família em casa. A ação também está sendo realizada nas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que este ano estão estudando a vida e a obra de Luiz Gonzaga (1912-1989).
De acordo com o projeto, a cada três dias, um estudante é sorteado e recebe um kit com um boneco, chamado Zé do Livro, uma mochila, um livro de literatura infantil e um diário, no qual a criança relata as suas experiências com a leitura e escreve uma história que pode ser de criação livre ou baseada na obra que tinha lido. “O mascote, o boneco Zé do Livro, faz toda a diferença porque as crianças se apaixonam por ele e as famílias também. Muitos dos familiares das crianças passaram a ler movidos pelo entusiasmo que as crianças demonstram com a leitura dentro de casa”, relata a coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Sesc Pernambuco, Risonete Assis de Lima.
Após passar dois dias com o material em casa, o aluno leva o kit para a escola e apresenta para os colegas de classe o livro que leu e as impressões que teve daquela história, além de contar a própria narrativa que criou. “A gente tem um microfone e a criança vai para a frente da sala e faz a leitura para os colegas”, conta a gerente do Sesc Ler Bodocó, Andrea Pedroza. “Após as leituras, eles realizam atividades relacionadas à história do dia: caça-palavras, ilustrações, palavras cruzadas e adivinhas”, complementa.
Já os alunos da EJA não levam o boneco, mas recebem o kit com um material de leitura sobre Luiz Gonzaga. “No caso da EJA, os alunos levam para casa letras das músicas e textos que contam a vida dele. Depois, eles têm que produzir um cordel ou paródias das canções e apresentar para a turma”, explica a professora de Educação de Jovens e Adultos Valneide Fernandes Maia. Depois que todos os alunos concluírem as atividades, as histórias serão reunidas em um livro por turma, com lançamento previsto para novembro na própria unidade.