É fundamental que o plantio seja realizado na época exata, para evitar que os agricultores tenham prejuízos”, falou a Gerente.
Por Roberto Gonçalves
A gerente regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), disse que aguarda o melhor período para distribuição de sementes, em decorrência do atraso das chuvas em algumas regiões do Sertão do Araripe. Marlene concluiu, que é sensato esperar o início efetivo das chuvas para arar a terra e entregar as sementes aos agricultores familiares beneficiados pelo programa.
“ Em Araripina tem muitas áreas plantadas, muito feijão bonito mas se tiver um ‘verão’ de quinze dias perde tudo. Temos autorizados Terra Pronta e sementes estocadas em Petrolina. É fundamental que o plantio seja realizado na época exata do ciclo das chuvas, para evitar que os agricultores familiares tenham prejuízos”, falou a Gerente.
A perspectiva é de que o período da invernada se inicie na segunda quinzena de fevereiro, por isso a distribuição só se dará no momento propício, assegurando uma boa germinação e, conseqüentemente, uma maior produtividade das culturas plantadas.