“Mesmo nos períodos nublado, frio, chuvoso, seja ele qual for, você sempre tem que usar o protetor nas horas corretas, a cada três horas”, explicou Dr. Cícero Inácio
Por Roberto Gonçalves / Foto: Blog do Roberto
O Sertão do Araripe está vivendo um dos invernos mais frios dos últimos anos. Mas é aí que pode morar o perigo. Segundo o médico dermatologista Dr. Cícero Inácio, que atente na Casa de Saúde São José em Araripina, no Sertão de Pernambuco, os raios que causam problemas e que dão alterações no DNA das células, atravessam as nuvens e não é visívil, mas está presente.
“Mesmo nos períodos nublado, frio, chuvoso, seja ele qual for, você sempre tem que usar o protetor nas horas corretas, a cada três horas mais ou menos isso, até porque, se a gente não usa, temos a falsa sensação de estarmos protegidos do sol, e aí aparece os danos causados pelos raios solares”, explicou o especialista.
Ainda de acordo com Dr. Cícero Inácio, em algumas ocasiões até no período noturno é necessário usar o protetor solar.
“Se você for um profissional noturno e se expõe a radiações como em ambientes bem iluminados, também tem que usar protetor, até porque, essa luz visível não tem um grande potencial de causar lesões, mas ela tem o potencial de manchar a pele. Então aquelas manchas que aparece com o tempo, e é conhecida como melasma, elas são causadas principalmente pela luz visível, então deve-se usar também protetor durante a noite”, disse.
Além de Araripina, Dr. Cícero Inácio também atende nas cidades de Trindade e Ouricuri no Sertão do Araripe, Salgueiro no Sertão Central, algumas cidades do Piauí e em Juazeiro do Norte no Ceará. O especialista esteve sendo entrevistado nesta terça-feira (01), no programa Ararpina Urgente da Rádio Arari FM. O telefone para contato em Araripina é o 3873-1233.
Ouça a entrevista completa: