Início Notícias Indústrias gesseiras do Sertão do Araripe recebem fiscalização dirigida

Indústrias gesseiras do Sertão do Araripe recebem fiscalização dirigida

614
alt

alt

Mais de 200 empresas do ‘Polo Gesseiro’ passarão por vistorias.

O Polo Gesseiro do Araripe, região que compreende Araripina, Bodocó, Ipubi, Trindade e Ouricuri, cidades do Sertão pernambucano, deve receber fiscalizações dirigidas a partir desta segunda-feira (12). Seis fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) vão verificar se as mais de 200 empresas estão com a situação regularizada. As visitas aos locais seguirão até a sexta-feira (16).

De acordo com o Sindicato da Indústria do Gesso do Estado de Pernambuco (Sindusgesso), a região do Araripe é responsável pela produção de cerca de 97% de todo a gipsita do país, minério que dá origem ao gesso.

Segundo o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, são as indústrias gesseiras que receberão maior foco das ações. “A princípio, as atividades têm caráter preventivo, mas, caso sejam identificadas irregularidades, as empresas serão autuadas para que a situação seja regularizada”, afirma.

De acordo com o presidente, os fiscais vão vistoriar os registros das empresas mineradoras e dos funcionários, além das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), documentos que descrevem as funções, as responsabilidades e os vínculos dos profissionais.

Além das indústrias gesseiras, Alencar explica que também serão fiscalizadas outros locais como cartórios, postos de abastecimento, prefeituras dos municípios e empresas de telecomunicações. Segundo o presidente do Conselho, estão previstas outras fiscalizações do tipo na região do Sertão do São Franciscano e em outras partes do estado ainda no primeiro semestre deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here