‘Não adianta o prefeito atender as reivindicações do Sindicato, pra estar bem com ele, e depois os salários começarem a atrasar’, declarou o vereador.
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução
O presidente da Câmara de Vereadores de Araripina Evilásio Mateus (PSL), que é aliado político do prefeito de Araripina Raimundo Pimentel (PSL), tentou amenizar na tarde desta segunda-feira (17), a situação da paralisação dos servidores da educação do município. Segundo Evilásio, a gestão Pimentel está rigorosamente em dia, mesmo tendo arcado com dívidas da gestão anterior.
“Foram pagos dois meses de salários atrasados do Arariprev, um mês da outras secretarias, e 20 % da educação da gestão passada. Então, eu vejo com muita serenidade, e o que eu poder ajudar, tanto ao SIMA, quanto ao prefeito, para entrarem num entedimento, eu ajudarei, estou pronto pra fazer a ponte desse diálogo”, frisou.
Ainda de acordo com Evilásio Mateus, o que está acontecendo de acordo com a Secretaria de Educação do Município, é que o Governo Federal fez um repasse de aumento para os servidores, de R$ 33 mil / mês, mas se fizer a distribuição dos recursos da forma que está sendo colocado, dá um acréscimo na folha de cerca de R$ 186 mil.
“Ou seja, é uma folha que a receita não dá pra cobrir as despesas, e iria aumentar ainda mais o déficit, segundo disse a secretária Possídia. O prefeito tem dito, que está muito focado de valorizar o servidor, a prova disso é que os meses atrasados, alguns ele já pagou, e outros ele está procurando uma ‘saúde’ financeira para pagar. Ele tem a melhor intenção possível de ajudar a categoria, mas não pode fazer uma coisa pra não cumprir mais na frente. Não adianta o prefeito atender as reivindicações do Sindicato, pra estar bem com ele, e depois os salários começarem a atrasar”, declarou Evilásio.
concordo plenamente. Os professores tem de ver que estão recebendo em dia e o gestor está tirando recursos de outras áreas pra cumprir essa obrigação. Jamais serei contra os professores, minha mãe aposentou lecionando. Um pouco de moderação não faz mal a ninguem. A população ver que o gestor está trabalhando muito para recuperar o município.