Se o Militarismo no Brasil caiu, porquê o MiliPTismo não pode cair ?
O Clube Militar pediu medidas judiciais contra integrantes da Comissão Nacional da Verdade, que produziu um relatório sobre os crimes cometidos durante a ditadura, listando 377 responsáveis pelas violações aos direitos humanos cometidas no período. De acordo com um texto divulgado pelo clube na sexta-feira (12), o relatório da comissão pratica ‘injúria’ e ‘difamação’ contra os militares. O documento foi assinado pelo presidente do grupo, o general Gilberto Pimentel, que pede medidas judiciais dos militares e que as Forças Armadas se pronunciem.
O Exército e a Aeronáutica informaram que não se pronunciam sobre a Comissão da Verdade. A Marinha informou que qualquer manifestação, se houver, será do Ministério da Defesa.
De acordo com o general, não há uma crise militar com a divulgação da lista mas era preciso, segundo ele, haver um respeito maior a alguns integrantes das Forças. ‘Há nomes ali que não tem sentido. É um absurdo citar, por exemplo, o Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea. A relação possui exageros. Não podem sair citando. Era preciso ouvir as pessoas’, diz o general.
Gilberto Pimentel destaca ainda que o general Castelo Branco, presidente da República entre 1964-1967, não deveria constar da lista.