Início Notícias Ex-procurador exonerado pelo govenador João Lyra detém poder em Pernambuco

Ex-procurador exonerado pelo govenador João Lyra detém poder em Pernambuco

856
alt

alt

O procurador entregou carta de exoneração ao governador João Lyra na terça – feira (02).

Por R$ 126 mil (R$ 21 mil cada, por mês), o Instituto Materno Infantil (IMIP) contratou o escritório Norões Azevedo & Advogados Associados, com sede no Recife, para cuidar da assessoria jurídica das seis Upas (Unidades de Pronto-Atendimento) que administra no Estado.

Seria uma contratação normal pela modalidade Cotação Prévia de Preços se o titular do escritório não fosse a esposa do ex-procurador-geral do Estado, Thiago Norões, afastado terça-feira passada pelo governador João Lyra Neto. Seria igualmente normal se o IMIP não fosse ligado ao ex-secretário de Saúde, Antônio Figueira, vice-presidente da instituição.

O escritório de Norões e o procurador também defenderam Figueira quando ele foi réu numa ação em que o secretário de Saúde encerrou as atividades do Centro de Transplante de Medula e Óssea do Hemope, transferindo-o para o Hospital Português numa ação impetrada pelos médicos Antônio de Oliveira e Liliane Peritore.

A Procuradoria conseguiu reverter uma decisão de reabertura do CTMO, mas o juiz federal Roberto Wanderley acusou Figueira de ferir os princípios da moralidade ao manter com o IMIP, instituição criada por sua família, relações com o Estado, inclusive recebendo verbas do Estado.

Figueira foi secretário de Saúde no segundo mandato de Eduardo, sendo substituído depois da posse do governador João Lyra Neto, em abril passado. Após isso, ele voltou para o IMIP e reassumiu a vice-presidência da instituição. O escritório do ex-procurador tem atividades muito mais amplas em áreas do Estado.

O mesmo escritório do ex-procurador também foi contratado pela Moura Dubeux para atuar no polêmico caso da reintegração de posse do projeto Novo Recife.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here