Durante investigação, a Polícia Federal e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) descobriram um caso gravíssimo de fraude contra a Previdência Social. As suspeitas são que o caso faça parte de um esquema com envolvimento de funcionários do posto.
A pensão no valor de R$ 3.483,40 seria paga desde 2007 a Maria Simone Barbosa, que constava nos registros do órgão como a esposa do servidor público Dessidério Antônio Monte, falecido em 2003. O prejuízo aos cofres públicos é de cerca de R$ 300 mil e pode ser bem maior, se ficar comprovado que este caso isolado é apenas a ponta do iceberg de um grande esquema.
A pedido da família, a justiça determinou que o INSS apresentasse todo processo do benefício. Dele, o endereço informado da pensionista é falso, a identidade de Dessidério tem a foto de outra pessoa e há erros nas certidões de casamento e de óbito.
A fraude só foi descoberta quando os 3 filhos do servidor solicitaram no início deste ano ao INSS um comprovante de que não havia pensionistas no nome do pai para conclusão do inventário.