Além da caminhada, houve plantio simbólico e distribuição de mais de 200 mudas nativas doadas pela Secretaria de Agricultura do município.
Da Assessoria de Comunicação PMST / Foto: divulgação
Na última quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, cerca de mil pessoas fizeram uma caminhada pelas ruas de Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, até a Pedra do Curtume, no Bairro Várzea, para uma visita ao Rio Pajeú. A atividade foi promovida pelo Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR), juntamente com outros parceiros locais, e faz parte da programação da 5ª Semana da Água (SEMA)/2017, realizada pelas entidades que compõem a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).
Para o coordenador do Cecor, Expedito Brito, o evento alcançou seu objetivo. “Não podemos falar da importância da água sem citar o Rio Pajeú, que precisa urgentemente ser preservado. Precisamos recuperar as matas ciliares, parar de jogar lixo e esgoto dentro do rio e não desmatar mais a vegetação nativa. É preciso que haja uma conscientização coletiva, que cada um faça sua parte. E acreditamos que o evento atingiu seu objetivo que foi o da conscientização, principalmente dos estudantes, que vão levar a mensagem para o restante da sociedade“, afirmou.
Além da caminhada, houve plantio simbólico e distribuição de mais de 200 mudas nativas doadas pela Secretaria de Agricultura do município. Participaram da atividade alunos e professores de escolas públicas e privadas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Federal dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), prefeitura, entre outros.