Início Notícias Copiando os gestores do interior, Geraldo Julio acomoda na Prefeitura do Recife,...

Copiando os gestores do interior, Geraldo Julio acomoda na Prefeitura do Recife, vereadores ‘derrotados’

788

No primeiro momento, Geraldo empossou técnicos para primeiro escalão, mas depois nomeou três ex-vereadores para secretarias-executivas na prefeitura

JC Online / Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

Após anunciar um secretariado com perfil mais técnico, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), alocou no segundo escalão ex-vereadores da base que não conseguiram se eleger, prática comum para acomodar aliados. Havia especulações de que políticos da base ingressariam na gestão municipal e a costura de bastidor tornou-se realidade com a nomeação, em fevereiro, dos ex-vereadores Henrique Leite (PDT) e Eurico Freire (Rede). O ex-presidente da Câmara Vicente André Gomes (PSB) já tinha assumido um posto em janeiro.

Henrique Leite assumiu a diretoria executiva de relações institucionais, no dia 15 de fevereiro. O cargo está vinculado à secretaria de Governo e Participação Social e mantém relação direta com a Câmara dos Vereadores. Já Eurico está à frente da secretaria-executiva de projetos estratégicos na pasta de Turismo e Lazer. Vicente foi o primeiro a migrar do Legislativo para o Executivo, quando assumiu uma função na assessoria especial da Prefeitura. No novo organograma da administração municipal, a área aparece como órgão de assessoramento imediato e está sob a tutela do ex-vereador Fred Oliveira.

Em sua página no Facebook, o Eurico Freire informou a nova função e afirmou que “mudou de local, mas o compromisso continua o mesmo: trabalhar pelos recifenses e pelas recifenses”.

Durante a campanha no segundo turno, os ex-vereadores, agora nomeados na gestão, participaram ativamente dos atos ao lado do prefeito. No início de outubro passado, Geraldo se reuniu com vereadores eleitos e não-eleitos para discutir a eleição. No encontro, ele agradeceu o empenho na disputa. Fontes que participaram da reunião contam que o prefeito se comprometeu com quatro vereadores não eleitos a chamá-los para integrar a gestão. Do quarteto, somente Luiz Eustáquio (PSB) não foi chamado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here