Início Notícias Polícia Federal deflagra Operação Cosa Nostra em Pernambuco

Polícia Federal deflagra Operação Cosa Nostra em Pernambuco

1253

altSão alvos prefeituras de cidades suspeitas de participar de processos de fraude de licitações

Rebeca Montenegro Rádio Jornal  / Foto: Reprodução/Internet

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (15) a operação denominada “Cosa Nostra”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvendo várias prefeituras de municípios do Agreste do Estado. A ação tem o apoio do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU), além do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE).

Com um efetivo de 70 policiais federais e 10 membros da CGU, a operação está dando cumprimento desde o início desta manhã a 17 mandados de busca e apreensão, distribuídos entre as prefeituras dos municípios de Agrestina (3), Caruaru (6), Garanhuns (7) e São João (1). Entre os materiais apreendidos estão documentos, planilhas e computadores.

Histórico

As investigações da PF tiveram início em junho de 2016 e identificaram diversas irregularidades envolvendo a contratação de empresas pelas administrações dos municípios. O esquema contava com a participação de agentes públicos para fraudar processos licitatórios. Os valores de recursos públicos destinados às empresas investigadas, de modo a beneficiar políticos, parentes e empresários, giram em torno de R$ 100 milhões.

Além dos mandados de busca e apreensão, estão sendo indiciadas oito pessoas suspeitas, entre políticos, representantes de empresas e servidores públicos. Os suspeitos vão ser indiciados pelos crimes de frustração de caráter competitivo de licitação, fraude na contratação e corrupção ativa e passiva de responsabilidade. Juntas, as penas somam mais de 30 anos de reclusão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here