Início Notícias Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula

Nova classe trabalhadora não está satisfeita com governo Lula

10
Foto: Cadu Gomes/VPR

O alinhamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma parcela importante da camada mais pobre da população continua fiel, passados mais de 20 anos de seu primeiro governo. São pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e reúnem a maioria dos brasileiros que apoia o governo petista.

Quem cita o panorama é André Singer, professor titular do Departamento de Ciência Política da USP, para afirmar que “ainda está de pé” o “lulismo”, o termo cunhado por ele para descrever essa conexão entre Lula e a base da sociedade, para além do próprio Partido dos Trabalhadores (PT).

No entanto, à medida que a renda sobe, o governo Lula começa a encontrar dificuldades. São obstáculos atribuídos por Singer às transformações mais recentes do capitalismo e estão ligados nos últimos anos ao aumento do custo de vida e às mudanças no mercado de trabalho, e não apenas no Brasil.

Em entrevista à BBC News Brasil, Singer, que foi porta-voz do primeiro governo Lula (2003-2007), analisou esse momento atual e apontou alguns dos principais desafios para o PT, que sua família ajudou a fundar. (BBC News)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here