Início Notícias Reféns começam a ser libertados pelo Hamas após início de cessar-fogo

Reféns começam a ser libertados pelo Hamas após início de cessar-fogo

11
Foto: reprodução

Por Folha de S. Paulo

Reféns mantidos há cerca de 15 meses na Faixa de Gaza começaram a ser libertados neste domingo (19), tal qual previsto pelo cessar-fogo acordado entre Israel e o grupo terrorista Hamas que entrou em efeito às 11h15 do horário local (6h15 em Brasília), cerca de três horas após o previsto.

Imagens transmitidas pela TV mostraram três reféns israelenses chegando a uma praça no centro da Cidade de Gaza, no norte do território, e sendo entregues à Cruz Vermelha. Romi Gonen, 24, Emily Damari, 28, e Doron Steinbrecher, 31, são vistas na filmagem caminhando sem ajuda, cercadas por uma multidão de membros do Hamas. O Exército israelense confirmou que as três apresentam boa saúde.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, confirmou quando as reféns foram entregues às suas forças. Em nota, afirmou que suas famílias já tinham sido informadas sobre a libertação e declarou que o governo “está comprometido em trazer todos os reféns e desaparecidos para casa”.

Em Tel Aviv, centenas de israelenses em uma praça do lado de fora do quartel-general da Defesa assistiram à transmissão ao vivo de Gaza mostrando a libertação das reféns em uma tela gigante. A multidão aplaudiu, abraçou e chorou enquanto elas entravam em um veículo para serem levadas para casa.

Militares israelenses disseram que Romi, Doron e Emily se reuniram com suas mães em Israel, perto do kibutz e do local em que acontecia o festival de música em que foram sequestrada no ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 que deu origem ao conflito.

A mãe de Emily, Mandy Damari, publicou nas redes sociais uma foto ao lado da filha. Emily perdeu dois dedos de uma das mãos durante os ataques de outubro de 2023. Em outra foto divulgada pelas forças israelenses, Emily aparece erguendo a mão enfaixada por um curativo.

As três foram as primeiras reféns a serem libertadas nesta fase do cessar-fogo. Em troca de cada uma, 30 palestinos mantidos em prisões israelenses foram soltos.

O Hamas disse que o primeiro grupo libertado em troca dos reféns inclui 69 mulheres e 21 adolescentes da Cisjordânia e de Jerusalém.

Fogos de artifício foram lançados em celebração à chegada dos ônibus com os palestinos libertados em Ramallah, na Cisjordânia, onde milhares de pessoas aguardavam para recebê-los.

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos —um dos países que mediou o cessar-fogo, ao lado do Qatar e do Egito— se manifestou sobre o acordo em sua rede social Truth Social. “Os reféns começam a sair hoje! Três jovens maravilhosas serão as primeiras”, disse.

Horas mais tarde, o atual presidente, Joe Biden, fez um pronunciamento sobre o assunto. “Hoje as armas em Gaza silenciaram”, disse o democrata em seu último dia no cargo. “O caminho para esse acordo não foi nada fácil. Mas chegamos a esse ponto hoje por causa da pressão que Israel construiu sobre o Hamas, apoiado pelos Estados Unidos.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here