Início Notícias Lava-Jato: Fachin abre inquérito contra Jucá, Renan, Sarney e Sérgio Machado

Lava-Jato: Fachin abre inquérito contra Jucá, Renan, Sarney e Sérgio Machado

945

Segundo o procurador-geral da República, há indícios de que eles tentaram atrapalhar as investigações da Lava-Jato.

O Globo / Foto: reprodução

BRASÍLIA – O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, abriu nesta quinta-feira inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado por tentativa de obstrução da Operação Lava Jato. O pedido para instaurar a nova investigação foi feito na segunda-feira pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No ano passado, Janot chegou a pedir a prisão de Renan, Sarney e Jucá por tentativa de embaraçar a apuração sobre corrupção na Petrobras. Mas Teori Zavascki, que era o relator da Lava-Jato, negou o pedido. Ele entendeu que não poderia decretar a prisão porque não houve flagrante nos supostos crimes atribuídos aos parlamentares.

No pedido de abertura de inquérito, o procurador-geral afirmou que há indício de que os quatro tentaram atrapalhar a investigação de corrupção desvendada pela Operação Lava-Jato. Essa suspeita surgiu a partir da delação premiada de Sérgio Machado, que gravou conversas com os políticos. “Há elementos concretos de atuação concertada entre parlamentares, com uso institucional desviado, em descompasso com o interesse público e social, nitidamente para favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa”, escreveu Janot.

Numa das conversas, Jucá diz que é necessário “estancar a sangria” da Lava-Jato. Num outro diálogo, Renan fala em mudar a lei e restringir as delações, base das acusações mais explosivas da Lava-Jato contra ele e outros políticos investigados até agora. Com Sarney, Machado discute a derrubada da então presidente Dilma Rousseff para diminuir a pressão das investigações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here