O grande desafio do prefeito de Santa Filomena, Cleomatson, futuro presidente do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe, será concentrado em aterros sanitários da região.
Por Magno Martins / Foto: reprodução
O prefeito de Santa Filomena, no Sertão do Araripe, a 723 km do Recife, Cleomatson Coelho (PMN), deve ser reconduzido à Presidência do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe – o Cisape, formado por 13 prefeituras da região, em eleição direta marcada para o próximo sábado, a partir das dez horas. Ele ocupa o cargo interinamente em substituição ao ex-prefeito Gildevan Melo (PSD), que derrotou nas eleições de outubro do ano passado.
Como há uma tradição da Presidência permanecer com o município já escolhido para a missão, o mais natural é que Cleomatson seja reeleito pela unanimidade do colegiado do consórcio. Melhor para a instituição. Embora prefeito de primeiro mandato, Cleomatson exerceu por três mandatos o cargo de vereador em Santa Filomena, goza de trânsito fácil entre os novos e antigos prefeitos que compõem o Conselho da instituição e não deve encontrar, aparentemente, dificuldades para construir a unidade.
O Cisape é um dos mais estruturados consórcios de Pernambuco, fez programas pilotos de experiências bem-sucedidas em vários áreas e nos diversos municípios associados, entre os quais a administração compartilhada do hospital regional do Araripe, em Araripina, na gestão do ex-secretário de Saúde, João Lyra Neto, no Governo Eduardo Campos. Seu grande desafio, a partir de agora, será concentrado em aterros sanitários, passo importante para construção de usinas de reaproveitamento do lixo orgânico e inorgânico.