O desempenho do terceiro trimestre mostra uma desaceleração em relação ao segundo, quando a economia brasileira avançou 1,4%
Puxada pelos setores de serviço e indústria, a economia brasileira cresceu 0,9% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 3.
O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) ficou dentro do esperado pelos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, cujo intervalo variava de alta de 0,5% a 1,2%, mas veio um pouco acima da mediana das previsões, que era de alta de 0,8%.
Na comparação com o mesmo trimestre de 2023, o PIB avançou 4%.
O desempenho do terceiro trimestre mostra uma desaceleração em relação ao segundo, quando a economia brasileira avançou 1,4%, mas ainda é considerado um bom resultado, considerando que se esperava um crescimento mais modesto para o período – as projeções estavam abaixo de 0,5%.
“O terceiro trimestre mostra uma desaceleração no ritmo de crescimento, mas a economia ainda cresce em cima de um primeiro e segundo trimestres que foram robustos”, afirma Tatiana Pinheiro, economista-chefe da Galápagos Capital. “É uma que está forte, crescendo acima do potencial.”
Ao longo de 2024, as projeções para o desempenho do PIB têm sido revisadas com frequência para cima – como já ocorreu em anos anteriores. Em janeiro, os analistas projetavam que o PIB iria crescer pouco mais de 1,5% em 2024. Agora, as previsões estão próximas de 3,5%. (Estadão)