O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta terça (26) o encaminhamento de R$ 38 milhões ao Exército para pagamentos da Operação Carro-Pipa, que foi suspenso na segunda (25) por falta de recursos. Com isso, o fornecimento de água potável será retomado para 1,25 milhão de pessoas em 344 municípios do semiárido nordestino.
A operação atende regiões afetadas pela seca ou estiagem nos estados de Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe e Ceará. Segundo o Exército, que executa o programa, a suspensão afetaria a continuidade do abastecimento em áreas rurais com decretos de emergência reconhecidos pelo governo federal.
“O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) informa que descentralizou nesta terça-feira, 26 de novembro, o valor de R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro, para realização dos pagamentos da Operação Carro Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste. Com isso, o programa poderá ser retomado imediatamente”, disse a pasta em nota. (Gazeta do Povo)