Após uma década de fuga, o homicida de iniciais J.R.S. foi preso na noite da última terça-feira (19/11), em uma fazenda localizada na Vila Carmelita, zona rural de Confresa, no Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará. A captura foi resultado de uma operação conjunta envolvendo as Polícias Civis de Araripina, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A investigação foi conduzida pela equipe da 24ª DESEC/Araripina-PE, sob a coordenação da Delegada Seccional Katyanna Alencar Muniz Leite e do Delegado João Vaz Gadelha. Durante três meses, os investigadores realizaram um trabalho de inteligência que envolveu monitoramento e diligências em várias cidades, incluindo Araripina-PE, Salitre-CE, Santana do Araguaia-PA, Redenção-PA, Goiânia-GO, São José do Xingu-MT e Rondonópolis-MT, culminando na localização do acusado em Confresa-MT.
J.R.S. utilizava diversas estratégias para evitar a captura, como constantes mudanças de endereço e de veículos, além do uso de documentos supostamente falsificados obtidos em outros estados. Apesar dessas táticas, os investigadores da Operação Malhas da Lei conseguiram rastrear o foragido, que era considerado perigoso.
O homicida foi indiciado pelo homicídio qualificado de João Batista Ferreira da Silva, ocorrido em 4 de junho de 2014, na Rua do Comércio, no distrito de Serrolândia, em Ipubi, no Sertão do Araripe Pernambucano. À época, o mandado de prisão preventiva foi expedido pelo juiz Dr. Eugênio Jacinto Oliveira Filho, da Vara Única da Comarca de Ipubi.
O homicida foi submetido a uma audiência de custódia antes de ser encaminhado ao presídio da cidade de Confresa-MT, onde ficará à disposição da Justiça. (Francisco Brito)