Início Notícias Cid Gomes comunica rompimento com governador do PT no Ceará

Cid Gomes comunica rompimento com governador do PT no Ceará

13
Foto: reprodução

O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou a seus aliados o rompimento com o governador Elmano de Freitas (PT), encerrando uma parceira política entre os dois grupos políticos que vem desde 2006.

A decisão foi revelada por Cid a aliados mais próximos no último sábado (16). Na ocasião, ele alegou incômodo com o fato de ter sido alijado de decisões estratégicas para o grupo governista e criticou uma suposta postura de hegemonia a do PT do Ceará.

Em reunião da executiva estadual do PSB nesta terça-feira (19), em Fortaleza, Cid afirmou à imprensa que ainda não havia uma decisão final. “Não tem nada decidido, a gente tem que aguardar o final das etapas. Em política a gente tem que ter ritos, eu faço questão de obedecer a todos os ritos.”

Ele afirmou que a decisão não deve demorar e será anunciada em uma nota oficial. Aliados, contudo, tratam o rompimento com como uma decisão tomada e com poucas chances de reversão.

“Cid é muito resiliente, para ter chegado ao ponto de romper é porque a situação estava insustentável. Ele vinha mostrando descontentamento com o excesso de decisões que eram feitas exclusivamente pelo PT e para o PT”, disse à reportagem a deputada estadual Lia Gomes (PDT), irmã do senador.

Com a decisão, Cid segue na mesma direção do irmão e também ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que rompeu com o PT nas eleições de 2022. Desde então, os irmãos se afastaram politicamente.

As insatisfações de Cid vinham sendo compartilhadas com o senador licenciado e ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que despontou como principal líder do grupo político após duas gestões frente ao governo cearense.

O estopim para a ruptura foi a decisão de Elmano de apoiar a candidatura do deputado estadual Fernando Santana (PT) para a Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará.

Cid Vinha se movimentando para emplacar um aliado no cargo. Eram cogitados nomes como o deputado estadual licenciado Salmito Filho (PDT), atualmente secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, além dos deputados Osmar Aqui e Guilherme Landim, também do PDT.

No ano passado, Cid também tinha se movimentando para atrair para o PSB o deputado estadual Evandro Leitão, que naquela época já vinha sendo cotado para concorrer à Prefeitura de Fortaleza.

Foi o próprio Cid, enquanto presidente estadual do PDT, que assinou a autorização para que Leitão se desfilasse do partido sem sofrer punições. (Folha de SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here