Início Notícias Maior capital do Nordeste é palco do principal duelo entre PL, de...

Maior capital do Nordeste é palco do principal duelo entre PL, de Bolsonaro, e PT, de Lula

17
Foto: reprodução

Capital mais populosa do Nordeste, Fortaleza será palco da principal disputa entre um candidato do PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e um do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, no Brasil. O deputado estadual Evandro Leitão (PT) e o deputado federal André Fernandes (PL) estão numa competição parelha, com todas as principais pesquisas apontando empate técnico entre os dois.

Políticos do Estado e analistas ouvidos apontam que o resultado servirá de medida para a força da direita na região e poderá significar para o PT uma superação do fraco resultado em 2020, quando não venceu nenhuma prefeitura em capital.

A disputa na capital cearense tem envolvido até mesmo as torcidas dos dois times de futebol mais tradicionais da cidade: o Fortaleza e o Ceará.

Evandro e Fernandes tomaram decisões diferentes sobre o que fazer com o principal nome de seus partidos. No primeiro turno, o candidato do PL ficou à frente. Ele teve 40,2% dos votos válidos ante 34,33% do petista.

Pesquisa AtlasIntel divulgada no dia 16 de outubro perguntou aos fortalezenses a preferência ou a rejeição deles a personalidades políticas relevantes no Ceará. O resultado mostrou a força que o petismo tem no Estado e uma rejeição do cidadão da capital ao ex-presidente. Bolsonaro tem a rejeição de 64% dos fortalezenses, Lula é aprovado por 54%.

Esse resultado aponta as escolhas dos dois candidatos. André Fernandes aposta em apresentar ao eleitor como uma figura moderada, capaz de dialogar com pessoas de outros lados políticos.

Bolsonaro só foi à capital cearense no dia 17 de agosto, não participará de nenhum ato na cidade nesses últimos dias e foi pouco mencionado durante a campanha.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), por exemplo, foi mais presente. Ele participará de ato com o candidato do PL nesta quinta-feira, 24. Os principais apoios capturados por Fernandes estão no próprio Estado. (Estadão)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here