A Justiça do Distrito Federal converteu em flagrante a prisão do ex-vice-presidente do PT do DF e ex-senador Wilmar Lacerda (PT). Ele foi preso no fim da tarde de quinta-feira (24/10) por violência sexual. Lacerda foi suplente e chegou a assumir mandato de senador pelo PT, durante curto período, em 2017, no afastamento do titular, Cristóvam Buarque.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) o prendeu por volta das 17h. Agora, Wilmar deve ser encaminhado para a prisão.
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) foi a responsável pela Operação Predador e cumpriu o mandado de prisão preventiva contra Lacerda por violência sexual.
Em 2017, Lacerda foi indiciado por favorecimento da prostituição de criança ou adolescente. À época, era suspeito de ter transado com uma jovem de 17 anos em troca de lanches.
Lacerda era suplente do então senador Cristovam Buarque. O petista seria alçado ao cargo de senador, mas Buarque suspendeu o licenciamento e permaneceu na função após o Metrópoles denunciar o caso.
Afastamento
Em nota, o PT-DF informou que Wilmar Lacerda “está afastado cautelarmente do partido, até que se esclareçam os graves fatos noticiados pela imprensa na noite de 24/10, garantindo a ele o exercício do direito de defesa nas instâncias competentes”. O texto é assinado pelo presidente da sigla no DF, Jacy Afonso.