Início Notícias Suspeita de corrupção: Lula chama de “intromissão” dos EUA investigação sobre compra...

Suspeita de corrupção: Lula chama de “intromissão” dos EUA investigação sobre compra de caças suecos pelo Brasil

104
Foto: Foto: Ricardo Stuckert/Secom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o governo dos Estados Unidos pelo pedido de informações feito à frabricante sueca de aviões Saab sobre a venda de 36 caças militares Gripen ao Brasil. O contrato foi fechado em 2014 durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) por US$ 4,5 bilhões.

A compra dos caças chegou a ser alvo de uma investigação da Polícia Federal por suspeita de tráfico de influência envolvendo ele e um dos filhos, Luís Cláudio, em um dos desdobramentos da Operação Zelotes. A ação penal, no entanto, foi trancada pelo então ministro do STF, Ricardo Lewandowski – hoje da Justiça e Segurança Pública.

“É um avião de um conjunto de países, é um sueco que tem participação da Inglaterra e de vários outros países. E eu sinceramente acho que um pedido de informação dos Estados Unidos é intromissão em uma coisa de outro país, é descabida essa informação”, disse Lula em entrevista à rádio O Povo/CBN de Fortaleza nesta sexta (11), onde cumpre agenda ao longo do dia.

Lula disse que não tem conhecimento de como foi a compra dos aviões durante o governo Dilma, mas que era um modelo mais econômico, mais barato e com manutenção mais em conta.

A Saab confirmou o pedido de informações feito pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos na quinta (10), mas sem especificar quais dados foram solicitados e disse que “pretende cumprir e cooperar” com o órgão.

“Autoridades brasileiras e suecas já investigaram partes do processo de aquisição de caças brasileiros. Essas investigações foram encerradas sem indicar nenhuma irregularidade por parte da Saab”, disse a empresa em um comunicado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here