Início Notícias SENADO: por 61 votos a 10, Eunício Oliveira é o novo presidente...

SENADO: por 61 votos a 10, Eunício Oliveira é o novo presidente do Senado

997

Peemedebista é senador desde 2011 e já foi ministro das Comunicações; ele obteve 61 votos

JC Online com informações da Agência Brasil / Foto: Agência Senado

O novo presidente do Senado é o Eunício Oliveira (PMDB-CE), com 61 votos a 10. O peemedebista foi escolhido com a aprovação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e apesar de não ter apoio unânime dentro do partido, foi eleito com tranquilidade. O senador teve o apoio de 61 dos 81 senadores votantes, enquanto o adversário obteve 10. Outros 10 foram em branco.

A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.

A sessão deveria ter começado às 16h, mas só teve início às 17h35 porque os líderes partidários fizeram longas reuniões para definir a ocupação dos demais cargos da Mesa Diretora, conforme a regra da proporcionalidade das legendas.

Por enquanto, há acordo para os primeiros cargos da Mesa. Assim, a 1ª Vice-Presidência será ocupada por Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a 2ª Vice-Presidência será de João Alberto Souza (PMDB-MA) e a 1ª Secretaria ficará com José Pimentel (PT-CE). Há ainda impasse sobre a situação das segunda, terceira e quarta secretarias.

Com menos de 10 anos na vida política, Eunício Oliveira foi Ministro da Comunicações, entre janeiro de 2004 a julho de 2005, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).  Eunício está em seu primeiro mandato como senador, e em 2015 já demonstrava sinais de que queria presidir a casa. No entanto, o PMDB optou pelo nome do experiente Calheiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here