Os novos gestores das 184 prefeituras eleitos no pleito deste ano terão a oportunidade de conhecer melhor a administração pública por meio de um seminário promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco, a Amupe.
Ainda no início do ano, o presidente da entidade já havia antecipado ao Blog do Jamildo o planejamento da associação em promover um encontro com os novos gestores, na busca de eficiência na prestação dos serviços nas cidades.
Ao site Jamildo.com, Marcelo explicou o objetivo do encontro. “Muitos chegam ao poder municipal sem entender como a máquina pública funciona e essa orientação é fundamental. Com toda humildade, eu te conto que vim da área de engenharia e precisei me preparar muito. Paudalho deu certo na gestão porque buscamos nos capacitar e escolhemos a equipe certa, montada com técnicos em cada área. Quantos vão entrar com preparação?”, afirmou.
Seminário Novos Gestores 2025
Nos dias 11 e 12 de novembro, a Amupe promove o Seminário Novos Gestores 2025. Cumprindo com seu objetivo de ser um agente catalisador de inovação e boas práticas na gestão pública municipal, o encontro promete trazer aos novos gestores uma visão abrangente sobre administração municipal e o fornecimento de ferramentas para uma gestão inovadora e eficiente.
A programação será dividida em palestras, painéis, workshops, e oportunidade para networking. Os temas abordados serão:
- Amupe em Defesa dos Municípios.
- Transição e Início de Mandato.
- Finanças Municipais e Tributação.
- Lei de Responsabilidade Fiscal.
- Parcerias Estratégicas para o Desenvolvimento Municipal.
- Transformação Digital na Gestão Pública.
- Sustentabilidade e Gestão Ambiental.
- Participação Cidadã e Transparência.
Em dois dias de evento, os gestores terão a oportunidade de ter orientações para enfrentar desafios fiscais e tributários com soluções sustentáveis, além de participarem da construção de uma rede colaborativa entre municípios.
“As noções de administração pública podem ajudar a entender qual dinheiro eles podem gastar com o que, tendo o mínimo de entendimento do financiamento da coisa pública”, afirma o presidente Marcelo Gouveia.
O evento acontecerá no Hotel Canarius de Gravatá, localizado estrategicamente para facilitar a chegada de gestores do Agreste, bem como do interior e Região Metropolitana do Recife (RMR).