Início Notícias Inflação acelera em setembro com pressão de energia e alimentos, aponta IBGE

Inflação acelera em setembro com pressão de energia e alimentos, aponta IBGE

168
Foto: reprodução

O índice oficial de inflação do Brasil acelerou em setembro com a pressão da crise climática sobre os preços da energia elétrica e de alimentos como carnes e frutas, apontam dados divulgados nesta quarta (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) teve alta de 0,44% no mês passado, após leve queda (deflação) de 0,02% em agosto. A variação de 0,44% é a maior para setembro desde 2021 (1,16%).

O novo resultado veio ligeiramente abaixo da mediana das projeções do mercado financeiro, que era de 0,46%, conforme a agência Bloomberg. O intervalo das estimativas ia de 0,39% a 0,6%.

No acumulado de 12 meses, o IPCA acelerou a alta de 4,24% até agosto para 4,42% até setembro, apontou o IBGE. Com isso, o índice ficou mais próximo do teto da meta de inflação para o fechamento deste ano (4,5%).

“Tanto no caso da energia elétrica quanto nas carnes e frutas, fatores climáticos contribuíram para pressionar os preços”, disse o gerente da pesquisa do IPCA, André Almeida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here