Relatório elaborado pelos ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres indicou que, em Pernambuco, as mulheres ganham 9,93% a menos que os homens. No estado, a remuneração média dos funcionários é de R$ 2.963,63, enquanto a das funcionárias é de R$ 2.669,28. O Relatório de Transparência Salarial foi produzido a partir de dados extraídos de informações enviadas pelas empresas com 100 ou mais funcionários. No total, 1.545 empresas pernambucanas responderam ao questionário.
Em Pernambuco, a diferença de remuneração entre mulheres e homens varia de acordo com o grande grupo ocupacional. Em cargos de dirigentes e gerentes, por exemplo, a diferença é de 25,7%. Contudo, mulheres negras recebem, em média, 24,5% a menos que as não negras.
O relatório também apresenta informações que indicam se as empresas contam com políticas efetivas de incentivo à contratação de mulheres. Em Pernambuco, 50,5% das empresas possuem planos de cargos e salários, 35,3% têm políticas de incentivo à contratação de mulheres, e 36,8% adotam políticas para promoção de mulheres a cargos de direção e gerência. (CBN Recife)