Através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Itacuruba conquistou uma Unidade Demonstrativa do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.
Da assessoria / Foto: divulgação
Na última semana, o secretário de Agricultura de Itacuruba, Onildo Cantarelli, conquistou para o município uma Unidade Demonstrativa do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que será implantado pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, através o coordenador geral de produção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Michel Ferraz.
O programa a ser implantado no município integra o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura – Plano ABC.
Segundo Onildo, com o funcionamento do programa será possível capacitar os agricultores para as novas tecnólogas de manejo, além da aplicação de recursos de crédito.
O secretário aproveitou a oportunidade do encontro com Michel, em Recife, na última sexta-feira, para solicitar hora máquina para reforma de açudes e barreiros. “Por muitos anos nosso potencial para agricultura foi desprezado, não há mais tempo a perder. Precisamos buscar investimentos e alavancar o setor em Itacuruba. Estamos atrasados quando o assunto é produção e geração de emprego e renda para os agricultores. Itacuruba poderia estar em outro patamar de desenvolvimento. Nosso Prefeito Bernardo Maniçoba entende essa emergência, conhece a força da agricultura para transformar vidas e já disse que impulsionar o setor é uma prioridade em sua administração”, destacou Onildo.