Tiago Silva, explicou que o anúncio do pagamento de dezembro dos ACS’s para o dia 13 de janeiro, gerou grande expectativa na categoria.
Por Roberto Gonçalves / Foto: reprodução
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Araripina – SIMA, Tiago Silva, entrou em contato com o Blog do Roberto Gonçalves, para falar sobre a situação dos salários atrasados dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s do município.
Segundo Tiago, o que gerou expectativa nos servidores, foi o anúncio feito no início deste mês, pelo secretário de Finanças, Sinval Ferreira, em uma emissora de rádio local e pelo próprio secretário de Saúde, Álvaro Salvador. Eles disseram que a prefeitura estava em condições de pagar os salários de dezembro aos servidores da Saúde.
“Isso provocou uma expectativa nos ACS’s de receber ainda na sexta-feira (13), os salários de dezembro, o que não foi concretizado. O argumento utilizado pela prefeitura para o não pagamento na data estabelecida, foi de que os secretários estavam tendo acesso apenas ao saldo, e não ao extrato da conta. Quando eles tiveram acesso aos valores, descobriram que o dinheiro não poderia ser retirado, isso porque era destinado as obra da UPA”, disse o presidente do SIMA.
Ainda de acordo com Tiago Silva, o prefeito Raimundo Pimentel, explicou que o dinheiro realmente existe na conta da Secretaria de Saúde, mas não é valor para pagamento de folha, por isso, só pagaria aos servidores o mês de Janeiro, deixando dezembro em aberto para posterior negociação. A categoria será chamada pelo Sindicato ainda esta semana, para a realização de uma plenária na Câmara de Vereadores do município, quando então será discutida a situação.