Policiais militares se organizam para viajar para o Sertão nesta quinta (23), para reforçar segurança durante o segundo turno das eleições.
Com o intuito de reforçar a segurança no interior de Pernambuco durante as eleições, um grupo de 370 policiais militares embarcam para as cidades do Sertão nesta quinta-feira (23), saindo da Ilha do Retiro, área central do Recife. Na sexta (24), 800 PMs seguem para o Agreste e zonas da Mata Norte e Sul do estado. Por último, um grupo de 130 PMs se distribui entre cidades da Região Metropolitana do Recife, no domingo (26). O reforço total de policiais militares empregados nas cidades do interior é de 1,3 mil profissionais.
De acordo com a Polícia Militar, a corporação mantém a operação semelhante ao que foi adotado no primeiro turno. Ou seja, serão empregados 80% da capacidade operacional da PM para as eleições, o que soma 13,6 mil policiais. Eles ficam encarregados da guarda e custódia das urnas eletrônicas e do policiamento ostensivo nos locais de votação durante a eleição. Os ônibus com os policiais devem deixar o Recife por volta das 8h.
Para o capitão Júlio Aragão, assessor da PM em Pernambuco, a expectativa é de que o segundo turno seja ainda mais tranquilo que o primeiro, uma vez que só terá votação para presidente. “Não teremos segundo turno para governador, e em regra, vai ser ainda mais tranquilo do que a votação do primeiro turno. No dia 5 de outubro só tivemos ocorrências pequenas e poucas, como boca de urna, propaganda irregular, nada inesperado”, aponta.