Início Notícias Internacional: Congresso da Espanha reconhece Edmundo González como presidente eleito da Venezuela

Internacional: Congresso da Espanha reconhece Edmundo González como presidente eleito da Venezuela

211
Foto: reprodução

Em votação nesta quarta-feira (11), o Congresso da Espanha reconheceu Edmundo González como presidente eleito da Venezuela.

A proposta, que começou a ser discutida nesta terça, quando ocorreu uma manifestação na porta do local e a filha de González leu um recado do pai, pede ao governo de Pedro Sánchez que “lidere o reconhecimento de Edmundo González nas instituições europeias e instâncias internacionais, com o objetivo de garantir que, em 10 de janeiro de 2025, ele tome posse como o novo presidente da Venezuela”.

Segundo a agência de notícia Reuters, no entanto, o primeiro-ministro espanhol não levará em consideração a votação parlamentar.

Em conformidade com a posição europeia, o governo espanhol tem exigido que sejam divulgadas as atas eleitorais das eleições nas quais a oposição denuncia fraude, mas sem reconhecer González como presidente.

Em suas redes sociais, a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, comemorou: ‘Grande vitória’.

“O Congresso da Espanha reconhece Edmundo González como presidente eleito da Venezuela! Hoje obtivemos outra grande vitória. Seguimos em frente! Nós, venezuelanos, agradecemos a cada um dos deputados, dos diferentes partidos, que votaram a favor da soberania popular, da democracia, da verdade e da liberdade.

A iniciativa, liderada pela oposição, foi aprovada com 177 votos a favor, 164 contra e 1 abstenção.

‘Não desanimem que não os decepcionarei’

Centenas de apoiadores da oposição venezuelana se manifestaram nesta terça-feira (10) em Madri e, durante o protesto contra Nicolás Maduro, a filha do candidato opositor, Edmundo González Urrutia, que está exilado na Espanha há dois dias, leu uma mensagem do pai, pedindo que eles não desistam.

“Compatriotas, não desanimem que não os decepcionarei! A vontade do povo expressa em 28 de julho tem que ser respeitada e nós a faremos respeitar”, afirmou González na mensagem. (g1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here