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Água no Araripe está fora das prioridades para melhoria da infraestrutura em Pernambuco

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Foto: Ilustração

Ações listadas pela CNI como melhorias da infraestrutura em Pernambuco ajudariam a atrair novos investimentos e desenvolvimento para regiões do Estado; confira a lista

Confederação Nacional da Indústria (CNI)dá sinais claros de que entende a importância da integração nacional e se preocupa enquanto entidade com o desenvolvimento regional do Nordeste.

No estudo “Panorama da Infraestrutura – Edição Nordeste”, a entidade empresarial reúne propostas para a melhoria da infraestrutura em cada um dos nove estados da região.

O estudo vai ser apresentado nesta terça-feira (27) durante reunião de Diretoria da CNI em Fortaleza (Ceará) e reúne informações sobre as áreas de transporte, energia e saneamento básico, bem como gargalos e propostas para melhorias da infraestrutura nos nove estados do Nordeste.

De acordo com o estudo, 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura do Nordeste como regular, ruim ou péssima.

O trabalho sugere 19 prioridades para Pernambuco, entre as quais a duplicação do trecho da BR-232 entre São Caetano e Salgueiro, a construção do Lote 2 (Eixo Sul) do Arco Metropolitano de Pernambuco entre Cabo de Santo Agostinho à BR-232 e, de lá, até a BR-408, na altura de Paudalho, além de licitar o Lote 1 (Eixo Norte), que liga Paudalho a Goiana; e a melhoraria das instalações aeroportuárias em cidades-polo do interior (Petrolina, Araripina, Serra Talhada e Caruaru).

Confira propostas prioritárias para Pernambuco recomendadas pela CNI e pela FIEPE

  • BR-232/PE: Realizar a duplicação do trecho da BR-232/PE de São Caetano até Salgueiro, o que cobriria quase todos os seus 555 quilômetros e potencializaria o desenvolvimento econômico no interior do Estado.
  • BR-423/PE: Viabilizar a duplicação da BR-423/PE entre São Caetano e Lajedo, no Agreste do Estado.
  • BR-104/PE: Dar continuidade a duplicação do trecho entre Toritama até a divisa com a Paraíba.
  • BR-232/PE: Requalificar os 130 quilômetros da BR-232/PE entre Recife e Caruaru.
  • BR-407/PE: Garantir a duplicação da BR-407 em Petrolina, no sertão Pernambucano. Essa obra reveste-se de importância estratégica por servir como um elo entre os estados do Piauí, Bahia e Pernambuco.
  • BR-424/PE: Realizar a duplicação da BR-424/PE entre Lajedo e Garanhuns, no Agreste.
  • PE-060: Requalificar a rodovia PE-060, com início na entrada da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho até a divisa com o estado de Alagoas.
  • Arco Metropolitano de Pernambuco: Iniciar as obras do Lote 2 (Eixo Sul), que compreende 27 km ligando o Cabo de Santo Agostinho à BR-232 e, de lá, até a BR-408, na altura do município de Paudalho e licitar o Lote 1 (Eixo Norte), que liga Paudalho a Goiana (Mata Norte do Estado).
  • Transnordestina Logística S/A (TLSA): Garantir celeridade para conclusão da Ferrovia Transnordestina Logística S/A (TLSA).
  • Porto do Recife: Modernizar o porto do Recife através de um levantamento geral das áreas existentes ao longo do porto, definindo um zoneamento com o objetivo de disciplinar a ocupação.
  • Porto de Suape: Continuar a expansão e modernização do porto de Suape com a melhoria da segurança e a infraestrutura portuária, dragagem e modernização da iluminação e troca de defensas.
  • Hidrovia do São Francisco: Revitalizar a hidrovia do São Francisco com a relocalização do porto fluvial de Petrolina (PE).
  • Aeroportos do interior de PE: Melhorar as instalações aeroportuárias em cidades-polo do interior (Petrolina, Araripina, Serra Talhada e Caruaru).
  • Adutora do Agreste: Finalizar a adutora do Agreste através da interligação das tubulações que partem da Barragem do Ipojuca (ponto inicial da Adutora do Agreste), localizada em Arcoverde, com a Adutora do Moxotó, no distrito de Mimoso, em Pesqueira.
  • Refinaria Abreu e Lima: Retomar as obras para a construção do segundo conjunto de unidades (trem 2) da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial Portuário de Suape.
  • Rede de gás em PE: Expandir a rede de gás natural de Pernambuco até o polo gesseiro do Araripe para substituir o uso de lenha e combustíveis fósseis.
  • TechHub Hidrogênio Verde em PE: Transformar o Complexo Industrial Portuário de Suape em um espaço de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no combustível do futuro, dispondo de infraestrutura (água, energia, rodovias) para a operação de geração de Hidrogênio Verde (H2V) em Suape.
  • Sistema Elétrico em PE: Realizar a expansão, modernização e reforço do sistema elétrico em todas as regiões do estado, contido no plano de investimento do Grupo Neoenergia, que pretende construir ou expandir 13 subestações e mais de 270 quilômetros de linhas de alta tensão. Nesse sentido, também haverá a ampliação de mais de 10% da disponibilidade energética no Estado.
  • Energia Nuclear em Itacuruba (PE): Retomar as discussões sobre a implantação da usina nuclear no município de Itacuruba em Pernambuco. (Blog do Jamildo)

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