A partir desta sexta-feira (16), está oficialmente liberada a campanha eleitoral para as eleições municipais de outubro. A partir de agora, os candidatos podem pedir votos, realizar propagandas nas ruas e na internet, e promover eventos como caminhadas, carreatas e comícios. A campanha vai até o dia 5 de outubro, véspera da votação.
Entre as práticas permitidas estão a distribuição de santinhos, uso de carros de som e a transmissão de eventos ao vivo pelas redes sociais. Candidatos podem lançar sites e pedir votos em suas redes sociais, desde que respeitem as proibições, como a contratação de disparos em massa e o pagamento a influenciadores para promover candidaturas.
O uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), também está sujeito a regras. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que todo conteúdo criado com IA deve ser identificado, com alertas sobre o uso dessa tecnologia em qualquer tipo de propaganda.
Além disso, práticas tradicionais, como o uso de outdoors e showmícios, continuam proibidas, assim como o telemarketing e a distribuição de brindes aos eleitores.
Quem identificar alguma irregularidade pode denunciar através do aplicativo Pardal ou pelo Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), disponibilizados pelo TSE. (Fonte: Agência Brasil)