Início Notícias Astrônomos apontam que meteoro que ‘clareou’ o céu caiu próximo à divisa...

Astrônomos apontam que meteoro que ‘clareou’ o céu caiu próximo à divisa do Piauí com Pernambuco

517
Foto: reprodução Museu Nacional / UFRJ

Pesquisadores, cientistas e observadores fizeram cálculos e triangulações a partir de imagens e apontaram que o meteoro que fez a ‘noite virar dia’ na madrugada do último sábado (13) caiu em solo piauiense, nas imediações dos municípios de Padre Marcos, Jaicós, Campo Grande do Piauí e Alegrete do Piauí, cerca de 370 km de Teresina, próximo à divisa do Piauí com Pernambuco.

A Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) estimou que o ‘super bólido’, nome oficial de um meteoro que brilha sobre o céu, começou a brilhar a 73 km do solo, e com uma velocidade aproximada de 51 mil km/h, percorreu 55 km em menos de 4 segundos, e se ‘apagou’ a 30 km de altura.

Foto: Bramon

Por conta da atmosfera da Terra, o astro deve ter se desintegrado, ou seja, caiu em diversos vestígios. O diretor geral da Bramon, Marcelo Zurita, disse ao Cidadeverde.com que acredita que fragmentos de rocha devem ter caído no solo da região.

O assunto tomou conta das redes sociais no último fim de semana. Imagens foram registradas em todo o Piauí – do litoral ao Sul do estado. Em outros estados do Nordeste, também foi possível ver o fenômeno. No entanto, na região de Padre Marcos e cidades do entorno, os moradores relataram um grande tremor na região.

Os astrônomos estimaram que o astro teria uma dimensão entre 2 e 3 metros, mas pode ter caído em fragmentos menores sobre o solo.

“Parecia um trovão, mais contínuo e mais brando”

A Polícia Militar de Jaicós disse que não houve chamados para ocorrências, mas que diversos moradores relataram o grande estrondo que sacudiu objetos nas residências.

“Houve um estrondo que muitos moradores afirmaram que sacudiu objetos nas residências, mas sobre um possível local da queda, ninguém até o momento ouviu falar“, detalhou.

Um morador da cidade que não se identificou relatou que estava na calçada e o estrondo durou cerca de 15 segundos. Segundo ele, prédios e janelas sacudiram com a força da explosão.

“Primeiro veio o clarão e depois um estrondo de uns 15 segundos. Parecia um trovão, mas de forma contínua e mais brando, como se fosse arrastando uma cadeira em um piso de cimento”, descreveu.

Pesquisadores planejam ir ao local

De acordo com o CEO da Graviton Scientific Society, Edwar Montenegro, alguns membros do grupo de astrônomos estão avaliando a possibilidade de irem ao local para procurarem os vestígios no solo.

O fenômeno é considerado raro, e as pedras oriundas da queda de meteoritos têm grande valor científico para pesquisas espaciais. (Fonte: Cidade Verde) Assista vídeo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here