Ministro da Fazenda tem sido exposto como personagem que busca a todo custo aumentar tributos e taxar produtos nos últimos dias
Por Metrópoles
O meme do “Taxad”, sátira que expõe o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como um implacável personagem taxador de transações e aumentador de impostos chegou a um painel na Times Square, em Nova York. Na imagem exibida, o ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com uma roupa de super-herói e aparece junto dele a expressão “Taxa Humana”.
O local é o encontro de duas grandes avenidas da cidade mais populosa dos Estados Unidos e onde há imensos painéis de LED. O espaço visual é muito concorrido e utilizado para propagandas de grandes marcas e lançamentos de produtos.
Nos últimos dias, o ministro da Fazenda se tornou o rosto estampado em várias figurinhas de WhatsApp e memes com a temática de taxar serviços e produtos. “Taxad”, “Zé do Taxão”, “Taxa Humana” foram adjetivos atribuídos a ele nos últimos dias.
Motivo
Haddad ganhou a fama de taxador pelo ímpeto em tentar aumentar a arrecadação e cumprir o arcabouço fiscal proposto pelo governo federal e referendado pelo Congresso Nacional.
A medida pela qual Haddad batalhou que teve maior repercussão foi a “taxa das blusinhas”. A cobrança incide em compras de até US$ 50 (R$ 271).
A oposição vem tentando minar a popularidade do ministro petista, que é apontado como um dos possíveis herdeiros políticos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).