Por Ronaldo Lacerda*
Ontem o Fantástico e sua repórter inominável viram deserto em Araripina. Misturou desmatamento no Nordeste onde plantam no Oeste Baiano e Sul Piauiense, desmatamento nas zonas Canavieiras, nos perímetros irrigados e até nossa mandiocultura de subsistência para para atacar o Polo Gesseiro, que importa lenha de poda, eucalipto e manejo e pouco usa da caatinga.
É canalhice pura de quem está a serviço de grupos cimenteiros, multinacionais que querem se instalar com gás subsidiado nas regiões metropolitanas e até mesmo agentes públicos de baixa cognição ou pouca preocupação com nossa região. Vejam as matas, vão tirar mel de abelha como antigamente. Este sobrevoo é no perímetro urbano expandido. Podem ir nas serras e distritos.
O maior pique de canalhice é ver a repórter deixar de enxergar quem mais desmata e enterra concreto atualmente em nome da energia limpa – mas sem comentário porque é progresso. Serviu para quem mora em toda região saber o que queremos dizer quando questionamos a Rede Globo. Sobrevoo de drone sobre as encostas próximas ao aeroporto de Araripina.
*Ronaldo Lacerda é ex-secretário e atual comerciante de Araripina