O Grupo Mateus (GMAT) anunciou um acordo para fusão com o Novo Atacarejo, envolvendo 21 lojas do GMAT em Pernambuco, Alagoas e Paraíba. A nova empresa resultante terá 50 lojas, com o GMAT como acionista controlador (51%) e o Novo Atacarejo gerenciando as operações (49%).
Para a XP Investimentos, o acordo é positivo, por facilitar a expansão do GMAT e consolidar sua posição no mercado de atacarejo.
Na visão da casa, a fusão também deve permitir que a empresa foque na expansão em outros estados.
“No entanto, o potencial pagamento adicional em dinheiro para equilibrar ambas as participações ainda é incerto, embora não deva ser material, de acordo com o Grupo Mateus“, destaca a XP.
Para a Genial Investimentos, a transação também é positiva por ter o potencial de impulsionar a estratégia de adensamento de rota do Grupo Mateus no nordeste.
“Acreditamos que, por serem modelos de negócio com formatos similares em praças complementares, reduz-se o risco de execução e integração cultural”, comenta.
O Novo Atacarejo, fundado em 2019, registrou R$ 4,5 bilhões em vendas brutas no ano passado, operando atualmente 29 lojas em Pernambuco e Paraíba. As lojas do Novo oferecem uma média de 9 mil SKUs, além de serviços como açougue, padaria e serviços financeiros.
Na última quarta-feira (29), dia em que o Grupo Mateus anunciou o acordo para fusão, suas ações fecharam o pregão com alta de 4,53%, cotadas a R$ 7,84.
Nesta sexta-feira (31), os papéis GMAT3 seguem em alta, com subia de 0,38% a R$ 7,87, por volta das 10:30.