Início Notícias Araripina: Comunidade Católica Missionária da Misericórdia lança projeto de musicoterapia

Araripina: Comunidade Católica Missionária da Misericórdia lança projeto de musicoterapia

328
Foto: Blog do Roberto

O projeto é idealizado por James Leal e Fabiana Leal; é gratuito e direcionado para crianças e adolescentes

Por Cidinha Medrado

Em um momento de grande importância para a comunidade de Araripina, a Comunidade Católica Missionária da Misericórdia anuncia o lançamento do projeto de musicoterapia gratuita para crianças e adolescentes entre 8, 10, 12 e 14 anos. O projeto, idealizado por James Leal e Fabiana Leal, tem como objetivo prevenir a ansiedade e outros transtornos mentais, oferecendo um espaço de acolhimento e desenvolvimento pessoal através da música.

“Nós surgimos de uma experiência dolorosa minha. Eu tive lá nos meus 19 anos uma doença que hoje tem acometido a muitos: uma depressão profunda. E ali dentro desse sofrimento da depressão, em meio a remédios médicos, o tratamento em si, eu também tive a oportunidade de me aproximar mais da igreja, de rezar um pouco mais. E como resposta em gratidão a Deus, ele suscitou no meu coração essa missão que é de ajudar as pessoas que sofrem com esses transtornos que nós conhecemos como transtornos mentais, psicológicos ou emocionais. Dentro dessa dinâmica, nós surgimos para ajudar as pessoas por ter o conhecimento de causa, por ter vivido. Eu consigo chegar mais próximo, né? E não bastando só isso, então também voltei a estudar, tive que voltar a estudar para ter a parte técnica também”, contou James.

A música, reconhecida por seus efeitos positivos na saúde mental, será a principal ferramenta utilizada no projeto. Através de aulas de violão, canto e oficinas terapêuticas, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de despertar a criatividade e a expressão individual, desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe, melhorar a autoestima e a confiança em si mesmos, reduzir os níveis de estresse e ansiedade e obviamente usufruir de melhor bem-estar físico e mental.

“O que mais acontece é que as pessoas vão tardando o diagnóstico. E assim fica mais difícil. E ainda existe aqueles que têm o preconceito que não aceitam por não terem a informação. Então aí eles não aceitam, não tratam, tardam um diagnóstico e fica mais difícil. É surpreendente os casos que nós recebemos de crianças de 6, 8 anos que chegam a dizer que não querem mais viver. Aí imagina você lidar com uma situação dessa e principalmente quando você não tem informação, quando você está ali o pai e a mãe, o familiar responsável por esta criança, por este adolescente que não sabe o que fazer. E aí entramos nós com a nossa missão, com o nosso Carisma, como nós dizemos, para ajudar, para ser esse auxílio para aqueles que sofrem”, disse Fabiana.

Cientes da importância da inclusão social, a Comunidade Católica Missionária da Misericórdia garante que o projeto seja gratuito e acessível a todos. Para participar, basta entrar em contato com a comunidade através dos telefones (87) 9180-9486 (Terço da Misericórdia) ou (87) 99133-3528.

Os missionários fizeram um importante convite a todos que desejam colaborar com o projeto, doando instrumentos musicais (violões, por exemplo) que serão utilizados nas aulas. Doações em dinheiro também são bem-vindas para auxiliar na compra de materiais e custeio das atividades.

A iniciativa da Comunidade Católica Missionária da Misericórdia demonstra seu compromisso com o bem-estar da comunidade, especialmente das crianças e adolescentes. Através da musicoterapia, o projeto busca oferecer um futuro mais esperançoso para as novas gerações, promovendo a saúde mental e o desenvolvimento integral do indivíduo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here