Dois nomes foram postos à mesa e estão sob discussão
A defesa tem sido feita pelo presidente do Partido Verde em Pernambuco, o deputado federal Clodoaldo Magalhães. O líder do partido deixou claro, em recente entrevista à Rádio Folha, que está em articulação com o prefeito João Campos e com o presidente Lula para a definição da vaga de vice-prefeito do Recife. Estão sob avaliação dois nomes: o do vereador Marco Aurélio Filho e o deputado estadual Gilmar Júnior.
O primeiro está ligado, diretamente, à capital pernambucana, por conta do mandato municipal: o vereador teve quase 6 mil votos. É idealizador do #SomosACidadeQueQueremos e do movimento #RespeitaMeuBrega. Bastante atuante nas redes sociais, o vereador soma mais de 28 mil seguidores no Instagram.
Já o deputado Gilmar Júnior, enfermeiro, foi o oitavo parlamentar mais votado em todo o estado, dentre os 49, com mais de 68 mil votos; somente na Região Metropolitana do Recife foram 41 mil; na capital, 19 mil votos. Gilmar Júnior foi considerado o “fenômeno de votos” na última eleição e ainda fez com que a legenda arrastasse mais vagas por QP, dando ao PV três vagas históricas na Alepe.
Gilmar já era bastante conhecido pelos profissionais de enfermagem, por conta da forte atuação nas causas sobre saúde. Em pouco mais de um ano de mandato, publicou mais de 230 projetos de lei sobre diversas áreas e tem sido uma voz de enfrentamento e cobrança à gestão estadual, fato que pode ser utilizado, inclusive, no cenário de 2026. O deputado é um dos políticos mais seguidos no Instagram, com 113 mil.