Os produtores de leite de Pernambuco participaram de uma reunião, nesta terça-feira (2), no Auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o objetivo de debater os entraves do setor. O encontro foi convocado pelo presidente da Comissão Especial em Defesa da Bacia Leiteira, deputado estadual Claudiano Martins Filho (PP-PE) que destacou a importância do debate.
A reunião contou com a presença de representantes da Associação de Certificação do Queijo de Coalho do Agreste de Pernambuco (CQP), Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite), Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (Sindileite-PE) e o secretário da Fazenda.
De acordo com Saulo Malta, presidente do Sinproleite, a concorrência no setor tem sido desleal.
Uma das grandes reivindicações do setor é a retirada dos benefícios fiscais concedidos a produtos que vêm de outros Estados e do exterior, como destaca Alex de Oliveira da Costa, presidente do Sindileite-PE.
A bacia leiteira de Pernambuco produz cerca de 2,5 milhões de litros de leite por dia com 70 mil produtores espalhados por 27 municípios, concentrando grande parte desta produção no Agreste do Estado.
Romildo Albuquerque, presidente da CQP explica o impacto que a redução de preço dos produtos gera para o produtor.
O Secretário da Fazenda, Wilson de Paula disse que outro debate será realizado em Pernambuco, ainda este mês.
Na última quinta-feira (28), o Governo de Pernambuco publicou medidas sobre benefícios fiscais nas operações com o leite e seus derivados para a indústria local. Entre as ações está a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).