Marcado para 16 de março, evento promovido pelo Sebrae/PE promove rodadas de negócios, capacitações e trocas de experiências entre atores do ecossistema de inovação e tecnologia
O empreendimento em inovação e tecnologia é a base do crescimento das principais cadeias produtivas do Sertão de Pernambuco. Como resultado, o Vale do São Francisco, por exemplo, se tornou o segundo maior polo tecnológico de Pernambuco, tendo apenas o Recife à frente. Para fomentar esse setor, a região recebe, no dia 16 de março, o 10ª Startup Day, maior evento de tecnologia do Brasil. A atividade reúne estudantes, investidores, donos de negócios e potenciais empreendedores, ligados ao ecossistema de inovação e tecnologia. A programação conta com capacitações, oficinas, rodadas de negócios, palestras e painéis gratuitos. A iniciativa é do Sebrae Startups e acontece simultaneamente em outras seis cidades pernambucanas.
No Sertão do São Francisco, o Startup Day se apresenta como uma oportunidade para quem quer gerar novos negócios para a cadeia da fruticultura irrigada, que está no topo do ranking de exportação de manga e uva do Brasil. O setor já vem sendo impulsionado por inovações que vêm sendo adotadas pelos produtores, como a irrigação inteligente e tecnologias para controle de pragas e doenças. Na região, o evento se inicia no dia 14, com o Hackathon Agro Sustentável, que segue até o dia 15, na Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina. No dia 16, das 8h às 20h, acontece a programação do Startup Day, na sede do Sebrae, na mesma cidade. A agenda contará com um painel sobre inovação e sustentabilidade na agricultura digital, com a presença das principais corporações do agronegócio no Sertão do São Francisco.
Outro painel vai abordar o financiamento para startups e terá a presença de instituições como o Banco do Nordeste e Agência Empreendedora de Petrolina. Referência no ramo de food tech, a empresa Pede.ai, criada em 2017 e presente em mais de 200 cidades do Sertão do São Francisco e migrando para outros estados do Brasil, apresenta o seu case de sucesso no painel “Como iniciar no mundo do investimento anjo”. “O Startup Day foi pensado para estimular a cultura de inovação, além de colocar na vitrine as startups acompanhadas pelo Sebrae. É um espaço para que essas empresas possam divulgar os seus produtos nas áreas do agronegócio, de saúde e outras, conquistar financiadores, fazer networking e crescerem”, explica a analista do Sebrae/PE em Petrolina, Kátia Souza.
Araripina
No Sertão do Araripe, a tecnologia é chave para a produtividade do Polo Gesseiro, uma das maiores cadeias produtivas da região. Sensores conectados a aplicativos indicam o tempo certo da pega do gesso, ou seja, o momento de iniciar o trabalho para dar vida ao produto final. Ainda na região, a agricultura familiar vem ganhando força com a oferta de produtos para a merenda escolar. Para potencializar o setor, a ideia é inserir soluções tecnológicas que promovam a irrigação inteligente.
Os empreendedores em inovação que quiserem desenvolver essas soluções podem participar do painel Apresentação dos Programas de Aceleração de Startups pela Secretaria de Tecnologia e Inovação do Estado (Secti/PE). Outra boa pedida são os painéis que abordam os desafios do Inova Araripe, uma plataforma que conecta as principais cadeias produtivas do Sertão do Araripe. “O Startup Day conecta alunos e empreendedores ao ecossistema de inovação e é uma oportunidade de agregar a inovação a setores fortes como o gesso e o agro”, informa a analista do Sebrae em Araripina, Luana Alencar
Serra Talhada
Nas regiões do Sertão Central, Pajeú, Moxotó e Itaparica, a grande aposta do Sebrae é estimular o espírito empreendedor já na fase de formação escolar. Nessa direção, a instituição está realizando capacitações com professores e estudantes sobre empreendedorismo e inovação. Essa formação resultou em diversas startups, formada por jovens estudantes, que têm desenvolvido soluções tecnológicas, com pegada ambiental.
Com o apoio do Hub de Inovação do Pajeú, esse ecossistema de inovação vem ganhando eco na região. “O Startup Day é um momento que reúne todos esses atores que compõem o ecossistema de inovação e que ao reunir estudantes, gestores e outros atores de inovação e tecnologia, dá um passo importante para o fortalecimento desse setor”, explica o analista do Sebrae em Serra Talhada, Elvio Arruda.
STARTUP DAY
Iniciativa do Sebrae Startups, o Startup Day acontecerá, no dia 16 de março, de forma simultânea, em todos os estados do País. Em Pernambuco, além de Petrolina, haverá programações nas cidades do Recife, Água Preta, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Araripina. A expectativa é que o evento reúna mais de 2 mil pessoas, incluindo estudantes, investidores, donos de negócios e potenciais empreendedores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo sebrae.com.br/pernambuco.